PEE e Minigeração em Instituições Públicas de Educação

Descrição do Projeto

Os projetos, recém aprovados pela ANEEL, têm como objetivo realizar estudos teóricos e experimentais de sistemas de energia solar fotovoltaica, através da implantação de mini-usinas solares fotovoltaicas, analisando os impactos desse tipo de geração na rede de distribuição de eletricidade.

A parceria entre a DME Distribuição e as instituições UNIFAL (Universidade Federal de Alfenas) e IF Sul de Minas (Instituto Federal do Sul de Minas), ambas Campus Poços de Caldas, irá promover a capacitação laboratorial de estudantes, servidores, docentes e funcionários das duas instituições participantes, com o objetivo de dar continuidade às ações e replicá-las em outras instituições e unidades consumidoras. A estrutura que será disponibilizada possibilitará que as instituições de ensino ofertem cursos de Formação Inicial e Continuada e até mesmo cursos de pós-graduação.

Informações

Os projetos irão proporcionar nas instituições:

  • A implantação de geração distribuída por meio de placas fotovoltaicas
  • Retrofit das instalações (troca de lâmpadas)
  • Implantação do Programa de Gestão Energética de acordo com a NBR 50001/2011
  • Criação de laboratório de estudo de qualidade de energia, avaliando a geração distribuída e análise dos impactos da Geração Distribuída na rede da distribuidora devido à geração de energia com sistemas fotovoltaicos
  • Estação solarimétrica

Os resultados dos projetos aplicam-se primeiramente à concessionária de energia elétrica, que poderá utilizar os resultados da pesquisa para avaliar as solicitações de conexão de pequenos geradores à sua rede de distribuição de energia. Subsidiará ainda, a elaboração e o aperfeiçoamento de regras e procedimentos de conexão à rede, entre outros benefícios.

 

Quem Somos

As empresas do Grupo DME são: empresas públicas, ou seja, capital 100 % público; constituídas sob a forma de sociedade anônima, pois esta é a única forma societária que permite às empresas terem somente um acionista; e de capital fechado, ou seja, não poderão negociar seus valores mobiliários no mercado, constituídas nos termos da Lei Complementar Municipal n.º 111, de 26/03/2010.

 

Links

Boletim DME

Redes Sociais