Minicentral Hidrelétrica José Togni (Bortolan)

Reconhecimento internacional e modelo na geração de energia sustentável

A Minicentral Hidrelétrica José Togni, ou Usina Bortolan, teve seu projeto aprovado e autorizado para construção em 5 de setembro de 1986 pelo DNAEE, através da portaria nº 251, e entrou em atividade em outubro de 1988.

Logo obteve reconhecimento internacional pelo seu projeto ousado ao se tornar a primeira central brasileira a utilizar turbina Bulbo “S” de dupla regulação. Esta hidrelétrica proporciona grande simplicidade de operação e manutenção e assegura elevados rendimentos, gerando maior potência com menos água em toda faixa de operação.

Sua potência nominal é de 900kVA / 720kW. A vazão nominal é de 7,0m³/s e queda bruta nominal de 12,67m. Queda mínima de 7m.

Quem foi José Togni?

Funcionário da Companhia Sul Mineira de Eletricidade, sucedida pela DMED, onde iniciou sua carreira em 1940 como eletricista. Pessoa de grande determinação e personalidade marcante, foi um dos responsáveis pelas instalações de energia elétrica no Município de Poços de Caldas por 21 anos. Na data de seu falecimento era encarregado da Divisão de Redes e Linhas.

 03/05/1912 - † 29/11/1961

 

Quem Somos

As empresas do Grupo DME são: empresas públicas, ou seja, capital 100 % público; constituídas sob a forma de sociedade anônima, pois esta é a única forma societária que permite às empresas terem somente um acionista; e de capital fechado, ou seja, não poderão negociar seus valores mobiliários no mercado, constituídas nos termos da Lei Complementar Municipal n.º 111, de 26/03/2010.

 

Links

Boletim DME

Redes Sociais